Ter o conhecimento da renda total familiar e identificar as principais despesas e gastos da família ajuda no desenvolvimento do planejamento financeiro. Com as finanças organizadas é possível destinar uma parte para investimentos, como por exemplo, um seguro de vida. Essa modalidade de seguro garante proteção aos membros da família. No caso de imprevistos, onde o provedor não consegue mais gerar a renda para a família, o seguro de vida colabora para enfrentar este momento com segurança financeira.
De acordo com o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, 65% da população não tem nenhum tipo de reserva financeira. Somado ao dado de que 59% das famílias brasileiras estão endividadas (CNC – Confederação Nacional do Comércio), temos um cenário que aponta a falta de conscientização da importância de um planejamento financeiro familiar. O hábito de guardar dinheiro, destiná-lo de forma apropriada e pensar no futuro, são os primeiros passos para as famílias que querem ter tranquilidade a longo prazo, quando o tema é saúde financeira.
Controle total das finanças da família.
O planejamento da renda de uma família parte do princípio de ter total conhecimento de quanto se tem de ganhos e a quantia que se gasta mensalmente. Pode parecer estranho, mas muitas famílias não possuem domínio sobre o destino do dinheiro e quanto estão gastando em cada área de sua vida como alimentação, saúde, transporte, entre outros.
O primeiro passo é realizar um levantamento de quanto se ganha, somando salários, férias, décimo-terceiros, bonificações, entre outras receitas. Em seguida, listar as despesas fixas e as despesas variáveis, identificando, dentro do padrão de vida, quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas, para que seja possível poupar uma quantia para investimentos. Por menor que seja o valor, é necessário começar, para ter um ponto de partida e colher os benefícios no futuro.
Uma conversa entre os membros da família pode colocar todos em uma mesma direção. Definir em conjunto objetivos a curto, médio e longo prazo podem ser formas de motivação para poupar e investir hoje. Além disso, escolher algumas privações para ter mais tranquilidade e garantias no futuro, mantendo ainda uma boa qualidade de vida, podem ser formas de provocar o racional dos integrantes da família, para que tenham a mesma consciência e possam desenvolver uma vida financeira mais organizada e com segurança.
Quando a família aumenta.
A chegada de um filho pode ser um importante gatilho quando o assunto é o futuro financeiro da família. O planejamento financeiro familiar fica mais latente quando a família aumenta, uma vez que a ausência dos proventos de um dos pais, pode afetar drasticamente o futuro dos que ficam.
No caso de um imprevisto, como uma doença grave, acidente ou até mesmo um falecimento, a família deve estar amparada financeiramente para que possa se estruturar e manter sua qualidade de vida diante de uma situação de fragilidade financeira súbita e imprevista. Muitos especialistas comentam que ter uma reserva financeira é importante para a proteção da família, mas, mais do que ter uma reserva, é fundamental saber investir esse dinheiro de forma inteligente e que resulte de fato em segurança e proteção para os entes.
Seguro de Vida como investimento financeiro.
No final das contas, o bem mais importante que temos são nossas vidas. E quando algumas pessoas dependem de nós, cabe avaliar os recursos financeiros para se investir em um seguro de vida. Este é um fator obrigatório a ser considerado no planejamento financeiro familiar, como um investimento que vai além de um recurso financeiro, mas como uma garantia de proteção e segurança em situações de graves imprevistos, que possa garantir uma estabilidade financeira, amenizando as dificuldades causadas nessas situações.
Por isso, na hora que pensar no planejamento financeiro, considere incluir o investimento de um seguro de vida. Se o provedor de renda da casa passar por uma situação que fique impossibilitado de continuar gerando os proveitos, o seguro de vida é uma ferramenta que garante o sustento para passar por essa crise.