Ao ter um negócio, você naturalmente aprende a administrar riscos assumindo decisões estratégicas. Para começar, podemos falar sobre posicionamento de mercado, o produto ou serviço que está vendendo, a precificação, acompanhar a concorrência, aumentar o quadro de colaboradores, e a lista só tende a aumentar. Mas tão importante quanto a administração do negócio em si, outros riscos devem sempre ficar sob o olhar do empresário: incêndios, roubos, danos elétricos, vendavais, quedas de raio, danos a terceiros, danos a funcionários e prestadores de serviço, alagamentos e muitos outros acontecimentos que colocam em risco a saúde do seu negócio.
Um seguro empresarial pode ser aplicado em diversas esferas da empresa, dependendo do ramo de atuação e dos principais riscos que o negócio pode sofrer ao ser impactado por algum sinistro. Diante disso, uma empresa que busca proteger seu patrimônio, ao contar com um seguro, garante que diante de um imprevisto sofra o mínimo de impacto financeiro e ainda consiga manter o negócio rodando.
Um seguro específico para cada negócio
Não importa qual a área de atuação de seu negócio, existe um seguro, ou um conjunto de seguros, que pode assegurar a proteção do seu empreendimento. Uma apólice de seguros de uma cafeteria será diferente de uma apólice de seguros de uma transportadora. Por exemplo, a transportadora terá a necessidade de assegurar a frota e a carga transportada, quando a cafeteria por sua vez, deverá estar protegida inicialmente somente contra incêndios e roubos.
Cada negócio tem um tipo de risco e uma cobertura que precisa ser aplicada para proteger o funcionamento da empresa. A dica é o empreendedor consultar um Corretor de Seguros que poderá avaliar de forma mais precisa quais modalidades de seguros são indicadas para o formato do negócio.
Áreas de atuação e porte da empresa
Vale ressaltar que, dependendo do ramo, a empresa tem o dever de contratar algum tipo de seguro. É o caso do Seguro de Responsabilidade Civil, necessária para quem atua com construção civil, por exemplo. No caso de um acidente, a empresa está coberta e pode ressarcir eventuais situações que podem afetar sua estabilidade financeira.
E caso você seja um microempreendedor e esteja montando seu negócio, um seguro empresarial também é indicado para você. Como todo empreendedor sabe, o começo é sempre mais oneroso e você não gostaria que todo seu esforço se perdesse no caso de um incêndio. É melhor estimar o valor da contratação do seguro do que perder todo o investimento na ocasião de uma tragédia.
Seguro é investimento: não considere como um custo
Um grande erro dos empresários, principalmente para aqueles que estão começando, é classificar um seguro como um custo. Não considerar o cenário do impacto de um roubo de uma carga ou até mesmo de um vendaval que possa estragar toda a mercadoria em estoque é um erro que pode custar caro.
É muito mais econômico e vantajoso, sem mencionar a tranquilidade, contratar um seguro empresarial do que arcar com as despesas de uma reforma caso um incêndio acometa seu estabelecimento.
Agora que você já conhece os principais benefícios de assegurar sua empresa contra eventuais imprevistos que podem acometer a saúde financeira do seu negócio, não deixe de proteger seu patrimônio. Converse com nossos especialistas e conheça a consultoria gratuita que identifica erros, contratações problemáticas ou indevidas, contemplando também a análise de inconsistências e que aponta sugestões e melhorias. Vamos conversar?