Um incêndio pode acontecer em nossa casa por uma panela esquecida no fogão ligado ou por um curto-circuito em virtude de sobrecarga na fiação elétrica. São situações que muitas vezes não conseguimos controlar e podem destruir muitos anos de esforço e dedicação para construir ou mobiliar uma casa. Por isso que tanto se tem falado sobre o seguro residencial, uma forma muito simples de proteger seus bens e que tem um impacto financeiro muito baixo em suas finanças.
Toda conquista deriva de um grande esforço. Comprar sua tão sonhada casa, mobiliar seu apartamento alugado com os móveis mais modernos e atualizar os eletrodomésticos de sua residência demandam um investimento financeiro considerável, que de certa forma consomem suas economias. Fazer tudo isso e acreditar que nada externo ou incontrolável possa estragá-los é um tanto arriscado.
Claro que nunca acreditamos que algo de ruim irá passar com nossos bens, mas infelizmente alguns imprevistos acontecem quando menos esperamos. Para isso, a melhor alternativa é se precaver.
Os estragos de um incêndio
O fogo pode causar um grande estrago devido sua velocidade de destruição e força. E não podemos esquecer que um incêndio pode se formar por conta de um simples acidente doméstico. Dependendo da intensidade do incêndio, até a estrutura de sua casa pode ficar comprometida. E neste momento, um espaço que foi tanto desejado pode deixar de existir em minutos e você não ter mais para onde recorrer.
Nesta hora, um seguro residencial é o melhor caminho para que você não perca todo o investimento que fez em sua casa. Vale ressaltar que todo seguro residencial já prevê cobertura para incêndio. Então, ao contratar um seguro residencial, você já garante essa proteção básica em seu contrato.
Seguro residencial em condomínios
Seu condomínio tem a obrigação de ter um seguro que proteja o edifício contra incêndios, de acordo com a lei. Como dica, é importante verificar junto a administração do seu condomínio se o seguro está ativo, para evitar surpresas desagradáveis.
Mas lembre-se, o seguro do condomínio protege somente as áreas comuns e não inclui a área dentro de seu apartamento e por consequência, seus objetos pessoais. Para garantir o seguro do ambiente interno do seu apartamento é primordial que você contrate um seguro residencial específico para sua residência. Assim, você tem um seguro de acordo com suas necessidades.
A responsabilidade do locador e do locatário
Muito se discute sobre quem é responsável pela contratação de um seguro residencial quando o espaço em questão é alugado. O fato é que é necessário esclarecer este ponto no momento do fechamento do contrato e avaliar se não consta alguma cláusula que aborde esse tão importante assunto.
Muitas vezes é apontado no contrato que o locatário é o responsável por esta contratação e devido a falta de conhecimento, pode passar despercebido e seus bens estarem suscetíveis a esses acidentes sem nenhum tipo de proteção. Diante disso, não se esqueça de conversar com seu corretor sobre este assunto e evite transtornos futuros.
Manutenção rotineira
Além de ter um seguro residencial para garantir que você não sofra financeiramente no caso da perda de seus bens em um incêndio, é importante sempre conferir se não há nenhum tipo de vazamento de gás e que todas as instalações elétricas estão em bom estado. Outro ponto importante é evitar ligar muitos equipamentos em uma única tomada, para não sobrecarregar a fiação.
Diante disso, converse com nossa equipe e mantenha suas conquistas asseguradas. Mantendo um seguro residencial você pode ter mais tranquilidade ao garantir financeiramente seus bens.