O seguro da responsabilidade civil pode ser contratado tanto por pessoa física como pessoa jurídica, pois parte do princípio da falta de intenção em causar danos materiais ou corporais a terceiros. E em nosso dia a dia estamos muito suscetíveis a situações que nos fogem do controle.
Um exemplo de uma situação muito trivial: você saiu para andar de bicicleta e enquanto estava distraído acabou esbarrando em um homem que estava fazendo sua corrida matinal. Este homem, ao ser atingido, ficou machucado a ponto de não poder exercer seu trabalho de forma integral. Nesse caso, um seguro de responsabilidade civil poderia ressarcir a vítima, que perdeu o fechamento de diversos negócios enquanto esteve afastado para se recuperar do acidente que você causou andando de bicicleta.
Em outras palavras, o seguro de responsabilidade civil cobre danos involuntários, sejam materiais ou corporais, causados a outras pessoas sem que você tivesse a intenção de provocar isso. Como pessoa física, você pode adicionar esta modalidade em seu seguro residencial ou até mesmo no seguro do seu carro.
Profissionais liberais devem contar com o seguro
Profissionais da área de construção como arquitetos, urbanistas e engenheiros, profissionais da saúde como dentistas e médicos e até profissionais como contadores e advogados podem se precaver de eventuais insatisfações de clientes ou acidentes de trabalho.
Por conta de serem situações bem diferentes de atuação – de um advogado para um dentista – cada área tem sua cobertura específica, que demandará uma apólice customizada de acordo com os riscos envolvidos. Além disso, alguns profissionais podem se proteger no caso de algum cliente insatisfeito com o serviço entregue e que possa estar argumentando algum tipo de prejuízo devido o atendimento prestado. Com isso, o cliente pode ser indenizado.
Prejuízos involuntários
As situações onde acontece algum tipo de prejuízo a outra pessoa sem que houvesse a intenção, está baseada no risco natural da atividade humana e econômica. Diante disso, o seguro de responsabilidade civil contempla a categoria conhecida pela sigla E&O (Erros e Omissões). Esta categoria é altamente indicada para médicos, dentistas e advogados, por exemplo. Com isso, o profissional pode fica prevenido de eventuais riscos de erros profissionais ou de um atendimento que tenha constrangido o cliente.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o seguro de responsabilidade civil, converse com nossa equipe de especialistas para que eles desenvolvam a cobertura de seguro de acordo com os riscos que você corre atuando em sua profissão.